exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores do MIT desenvolvem fotos interativas

Investigadores do MIT desenvolveram uma técnica que dá vida a fotografias e que não requer qualquer câmara especial.

  • 333

A técnica chama-se Interactive Dynamic Video e usa um algoritmo que analisa o vídeo de um objeto estático para detetar pequenas vibrações. Depois de ser processada a imagem, o utilizador pode clicar com o rato, por exemplo, para ver a imagem responder como se estivesse animada. «Esta técnica permite-nos capturar o comportamento físico dos objetos, o que nos dá uma forma de interagir com eles no espaço virtual», explica Abe Davis, um dos investigadores, citado pela BBC.

Estas imagens podem ser usadas para conferir maior realismo em jogos de realidade aumentada. Veja o vídeo que o MIT divulgou, onde Pikachu e Snorlax interagem com objetos reais.

  • 333
  • Jardim do Cabeço das Rolas, Aterros de Carnide e Beirolas, Lispólis, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Quartel dos Sapadores Bombeiros de Chelas. O que têm em comum? Ficam todos em Lisboa – e todos vão passar a albergar os primeiros cinco espaços de experimentação do cluster Lisboa Robotics, que foi apresentado sexta-feira por responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa.