exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Vacinas para o Zika testadas em animais e com sucesso

Investigadores testaram três vacinas para o vírus Zika em animais e acreditam estar no bom caminho para descobrir uma cura.

  • 333

À medida que o vírus Zika se vai espalhando pelo globo, investigadores e laboratórios de todo o mundo trabalham para descobrir uma cura. O jornal Science revela que há três tipos de vacinas, testadas com sucesso em animais, e que podem colocar-nos no caminho de obter uma vacina que possa ser aplicada em humanos.

O processo habitual de criação de uma vacina e de estudo de todas as suas consequências demora habitualmente alguns anos ou até décadas, mas no caso do vírus Zika, as primeiras investigações começaram apenas em maio do ano passado.

Durante estas investigações, os cientistas infetaram 16 macacos com um de três tipos de vacina e depois com o vírus Zika. Como grupo de controlo, usaram 12 macacos infetados apenas com o vírus. Os resultados dos três métodos são animadores, conseguindo proteger completamente os animais, mesmo com baixos níveis de anticorpos, o que poderá significar que a proteção contra o Zika pode ser relativamente simples.

Os cientistas querem agora testar a vacina em humanos e ainda quais os efeitos que outros vírus semelhantes, como o Dengue, podem ter no sucesso deste tratamento.

  • 333