exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Airbus prepara táxis aéreos autónomos

Um veículo que consiga levar passageiros do ponto A ao ponto B, a voar, sem ser preciso piloto? É o Project Vahana da Airbus.

  • 333

Uma equipa de engenheiros da Airbus está a desenvolver um veículo autónomo capaz de voar sobre o trânsito para transportar um número reduzido de passageiros ou alguma carga. O protótipo pode chegar já em 2017, noticia a ZDNet. Rodin Lyasoff, da Airbus, vaticina que «dentro de dez anos, teremos projetos no mercado que revolucionam as viagens urbanas para milhões de pessoas».

Além da questão de ter de cumprir com as normas dos reguladores, a ideia de criar um veículo autónomo capaz de pairar sobre o trânsito tem outros desafios. Há, por exemplo, a questão sobre a capacidade de evitar quaisquer obstáculos. Além disso, se todos os veículos passarem para o ar para se desviar do trânsito, o congestionamento também poderá passar todo para o ar.

A equipa responsável parece estar ciente do desafio e já deu provas no passado com veículos inovadores. Há outras divisões da Airbus a trabalhar em ideias mais ou menos “malucas” como um serviço de entregas por drone em Singapura e um conceito de um helicóptero que pode ser chamado com uma app.

O CEO do grupo Airbus prevê que «num futuro não muito distante, usaremos o nosso smartphone para agendar um taxi voador completamente automatizado e que irá aterrar à nossa porta – sem qualquer piloto».

  • 333