exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Aparelho minúsculo usa luz solar para purificar água

Um dispositivo do tamanho de um selo consegue descontaminar água de forma rápida e recorrendo apenas à luz solar visível.

  • 333

Investigadores do SLAC National Accelerator Laboratory e do Institute for Materials and Energy Science da Universidade de Stanford criaram um aparelho que mede 1x2 centímetros e que consegue purificar água rapidamente. A invenção pode ser usada, por exemplo, por caminhantes ou por habitantes de países subdesenvolvidos. A grande vantagem deste aparelho é que consegue usar a luz solar visível para executar a purificação em apenas alguns minutos. Já foram criados aparelhos com o mesmo objetivo, mas que apenas usam a luz ultravioleta e o processo pode demorar até dois dias, explica a Cnet. A luz ultravioleta é apenas 4% da energia solar total, enquanto a luz visível chega aos 50%.

Nesta fase, o aparelho conseguiu eliminar 99,999% das bactérias em 25 ml de água e em apenas 20 minutos. Os primeiros aparelhos funcionam contra E.coli e contra uma outra bactéria, mas não contra vírus ou químicos como o chumbo. Os investigadores pretendem conseguir alargar o espectro de ação do dispositivo em versões futuras.

Mais de 663 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e, de acordo com as Nações Unidas, morrem diariamente 1000 crianças por dia com doenças relacionadas com falta de salubridade.

  • 333