exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Há um novo recorde no 4G: 1,9 Gbps

Uma operadora Finlandesa estabeleceu um novo recorde na velocidade do 4G. Em breve, a Elisa deverá lançar um serviço a 1 Gbps.

  • 333

A operadora finlandesa Elisa ganhou um lugar no muro da fama da velocidade da Internet ao estabelecer um novo recorde de transmissão de dados na quarta geração das redes móveis (4G). De acordo com a BBC, a operadora nórdica chegou aos 1,9 Gbps usando apenas tecnologia 4G.

Para alcançar uma velocidade que permitiria descarregar um filme em Blu-Ray em 44 segundos, a Elisa recorreu a equipamentos fornecido pela Huawei. Apesar de fixar um novo máximo na 4G, a Elisa não poderá reclamar a liderança absoluta na banda larga móvel.

No início de 2016, investigadores da Universidade de Surrey, Reino Unido, reclamaram o pioneirismo nas comunicações a 1 Tbps, mas recorreram a redes móveis de quinta geração (5G).

O novo recorde da 4G não tem apenas propósitos científicos: hoje, a Elisa disponibiliza acessos à Net em 4G com velocidades de 300 Mbps; num futuro próximo essa velocidade deverá subir para cerca de 1 Gbps.

  • 333