exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Homem recupera visão um ano depois de receber transplante de rosto

Patrick Hardison entrou numa casa em chamas para salvar uma mulher e o gesto custou-lhe o rosto. Agora, um ano depois de ter recebido um transplante completo da face, o homem já recuperou a visão.

  • 333

«Estou feliz por dizer que estou bem. Gosto de dizer às pessoas que sou o velho Pat de sempre», disse Patrick Hardison numa conferência na NYU Langone Medical Center, onde a cirurgia foi realizada há um ano. Em 2001, o bombeiro Patrick Hardison salvou uma mulher de uma casa em chamas e acabou por perder as pálpebras, orelhas, lábios, sobrancelhas e nariz e não era capaz de realizar funções básicas como abrir a boca para comer ou inalar a partir do nariz e da boca. Entre 2001 e 2015, foi sujeito a mais de 70 cirurgias. Depois, foi necessário esperar para encontrar um dador que tivesse o mesmo tipo de sangue, tom de pele e estrutura óssea semelhante para poder fazer um transplante do rosto, explica a Exame.

Esta grande cirurgia foi coordenada por mais de cem cirurgiões e Hardison ainda foi sujeito a mais quatro pequenas operações para ajustes durante a recuperação. Agora, o homem transplantado mostra sinais francos de melhoria e já conseguiu recuperar a visão. A seleção do dador compatível e Hardison seguir à risca todas as instruções dos médicos são essenciais para que o transplante tenha sido bem sucedido.

Veja um vídeo que resume a história toda.