exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Jogar iPad pode ser mais calmante que tomar sedativos

Um estudo de investigadores franceses mostra que o tablet e um jogo apropriado podem relaxar mais os utilizadores e deixá-los mais calmos do que se tivessem tomado sedativos.

  • 333

As ferramentas interativas mobile podem ter um efeito calmante superior ao que é conseguido com sedativos. Investigadores franceses analisaram o perfil de crianças e pais antes de os mais pequenos serem sujeitos a operações. Um grupo recebeu um iPad para acalmar os nervos pré-operatórios e reduzir a ansiedade nas crianças e também nos pais. Por fim, as enfermeiras também foram inquiridas sobre o estado das crianças antes de entrarem no bloco e sobre se tinham ficado satisfeitas com a qualidade da sedação e da anestesia. Ao outro grupo de crianças e pais foram administrados calmantes, como é o caso do midazolam. Foram analisados os comportamentos e medida a ansiedade das crianças à chegada ao hospital, na separação dos pais, durante a indução da anestesia e nos cuidados pós anestesia.

O estudo conclui que todos os intervenientes – crianças, pais e enfermeiras – ficaram mais calmos e mais agradados com os efeitos obtidos através do iPad do propriamente com os sedativos. «O estudo conclui que a ansiedade em pais e crianças antes da anestesia fica igualmente diminuida quer com o uso do iPad, quer com o midazolam. No entanto, a qualidade da indução da anestesia e a satisfação dos pais foram superiores no grupo do iPad», lê-se na conclusão do estudo.

  • 333
  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.