exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Explosão destrói foguetão Falcon 9 da SpaceX

A NASA e a SpaceX confirmaram uma explosão e muito fumo na Base da Força Aérea dos EUA no Cabo Canaveral. Não há feridos, mas o foguetão e o satélite foram destruídos.

  • 333

Os sistemas estavam prontos para um teste de ignição a realizar hoje, antes do lançamento previsto para sábado, mas algo correu mal. A missão visava colocar um satélite Amos 6 de uma empresa israelita no espaço para fornecimento de acesso à Internet em casas em África. A SpaceX ainda não adiantou o que causou a explosão, mas já confirmou que, quer o rocket Falcon 9, quer o satélite que iria ser colocado no espaço foram destruídos.

O ruído da explosão terá sido ouvido a vários quilómetros e o impacto sentiu-se nos edifícios das redondezas. Depois da explosão, apareceu uma densa coluna de fumo preto. Nos momentos que se seguiram, ouviram-se várias pequenas explosões subsequentes, noticia a Associated Press.

A Força Aérea dos EUA está a prestar o primeiro apoio e não registou quaisquer vítimas, uma vez que a plataforma estaria livre de qualquer pessoa, como manda o procedimento. As autoridades informam ainda que o fumo libertado não é tóxico e que não há qualquer perigo iminente no local.

A SpaceX está a desenvolver o Falcon Heavy, mais potente que os atuais Falcon 9 e em 2017 prevê levar astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional. Resta perceber como este acidente e o que foi registado no ano passado podem afetar estes planos.

  • 333