exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

As limitações da impressão 3D? Eis as respostas de um investigador do Técnico

Jaime Bonnín Roca publicou um artigo na Nature Materials que elenca as maiores limitações da Impressão 3D e desfaz o mito de que as impressoras 3D conseguem reproduzir objetos totalmente iguais quando operam em larga escala

  • 333

Não será o primeiro artigo sobre impressão 3D na Nature Materials. Nem provavelmente será o último. Mas será dos poucos que elencam quais as principais limitações relacionadas com a denominada manufatura aditiva. E foi redigido por um aluno de doutoramento no Instituto Superior Técnico e na Universidade de Carnegie Mellon. O artigo "Políticas Necessárias para a Manufatura Aditiva" trouxe Jaime Bonnín Roca para a linha da frente da impressão a três dimensões. Resta saber se a indústria dá resposta às lacunas identificadas no artigo.

O investigador do Técnico aponta a falta de regulação como uma das lacunas que ainda estão por sanar. «Para que a tecnologia da impressão 3D atinja todo o seu potencial, é preciso definir regras para a sua aplicação, no sentido de conseguir garantir a qualidade e a excelência exigidas pela indústria. É essencial também conseguir que essa qualidade e essa excelência possam ser reproduzidas em escala, de igual forma, algo que não acontece atualmente, uma vez que ainda é difícil garantir dois produtos exatamente iguais e com os mesmos padrões de qualidade através desta tecnologia», refere um comunicado do Técnico fazendo eco do “diagnóstico” que Bonnín Roca fez do setor.

O investigador do Técnico lembra que os governos podem ter um papel determinante na definição das regras e dos requisitos técnicos poderão desencadear uma crescente sofisticação e uma melhoria de fiabilidade das impressoras 3D que se encontram no mercado.

A indústria da aeronáutica é referida Bonnín Roca como um dos exemplos no que toca às principais beneficiárias da impressão 3D. O especialista refere, porém, que faltam incentivos que levem a indústria a tirar partido de todo o potencial desta tecnologia: «a falta de investimento público é provavelmente o maior constrangimento ao desenvolvimento desta tecnologia», refere o investigador, citado no comunicado do Técnico.

  • 333