exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

É este o novo drone do Pentágono?

Os militares dos EUA querem um veículo autónomo e não tripulado para explorar o interior de edifícios. A Shield AI ganhou o concurso e já tinha feito algumas demonstrações no passado.

  • 333

Não se conhecem grandes detalhes sobre este novo drone. O Exército dos EUA, através de um departamento do Pentágono, atribuiu um investimento de um milhão de dólares à Shield AI para desenvolver este drone. No texto do concurso lê-se que é pretendido um protótipo na área dos Autonomous Tactical Airborne Drones e que o Naval Special Warfare Command, responsável pelos Navy SEALs também está envolvido.

A Shield AI já tinha publicado um vídeo em junho onde demonstrava um pequeno protótipo e com a descrição: «Pressionem Go e a exploração autónoma começa. Pressionem Return, e drone voa automaticamente de volta. Sem controlo remoto, sem piloto... autonomia completa», cita a Popular Science. Prevê-se que este modelo possa ser usado para explorar o interior de edifícios para ajudar a preparar melhor a entrada de militares.

O drone parece ser uma adaptação de um modelo comercial, enriquecido com mais alguns sensores. Veja o vídeo publicado há uns meses.

  • 333