exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA mostra nova sonda para explorar Marte

Depois de muitos atrasos e derrapagens no orçamento, a NASA tem uma nova data para enviar uma sonda a Marte: 5 de maio de 2018.

  • 333

A missão InSight estava orçamentada em 425 milhões de dólares. Entretanto, foi revisto o custo e estimou-se um investimento de 675 milhões. Agora, o número final pode chegar aos 828 milhões de dólares necessários para enviar uma sonda a Marte. A nova missão ao planeta “vermelho” devia iniciar-se este ano, mas a NASA anunciou agora que só deve ser possível o lançamento em maio de 2018. A agência espacial anunciou que tem de esperar pelas condições atmosféricas ideais para o lançamento e que quer usar o tempo para assegurar que todos os instrumentos de medição estão completamente operacionais.
A InSight, de Interior Exploration using Seismin Investigations, Geodesy and Heat Transport, deve chegar a Marte em novembro de 2018 e começar a enviar as suas leituras para Terra. Dois anos depois, se tudo correr como planeado, deve ser a vez da missão Mars 2020 que prevê o lançamento de uma sonda de superfície e um drone para explorar a atmosfera de Marte.

  • 333