exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Um dia as entregas serão feitas por robôs

Os pequenos robôs de seis rodas da Starship Technologies podem ser usados em articulação com carrinhas na entrega de mercadorias. Há quem garanta que os pequenos autómatos podem ser uma alternativa futura aos drones

  • 333

Se algum dia um robô da Starship Technologies passar por si, saia da frente e deixe-o passar. Provavelmente, estará a caminho da casa de alguém para fazer mais uma entrega de correio urgente ou de comida.

O pequeno robô de seis rodas foi desenhado para fazer entregas em raios de ação que não deverão exceder os três quilómetros. A Starship Technologies pretende testá-lo em Londres e mais três cidades europeias. Recentemente foi assinado um acordo entre a Starship e a Mercedes com o objetivo de estudar formas que permitam articular o uso de carrinhas com vários robôs de pequenas dimensões. Desta forma os robôs poderão tirar partido das boleias das carrinhas para percorrer distâncias maiores, entrando apenas em ação quando é necessário fazer as entregas dentro de cada bairro.

Entre os entendidos, há quem aponte estes robôs de seis rodas como concorrentes diretos dos drones que têm vindo a ser desenvolvidos com o propósito de acelerar os serviços de logística.

No vídeo integrado nesta página, pode ver como funcionam os robôs da Starship Technologies.

  • 333