exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Professor usa reconhecimento facial para detetar alunos entediados

O professor Wei Xiaoyong, da Universidade de Sichuan, quer manter o interesse dos alunos aceso durante toda a aula e usa uma solução tecnológica avançada.

  • 333

Este docente implementou um sistema de reconhecimento facial que analisa os rostos dos alunos e está preparado para determinar se estão ou não aborrecidos. Os dados recolhidos são usados para detetar em que momento da aula é que o interesse começou a diminuir e permite ao professor redefinir a abordagem e adaptar o discurso, de forma a manter a chama do interesse acesa durante mais tempo.

Há questões que se levantam quanto à privacidade dos dados e ainda sobre se o sistema é eficaz a analisar pessoas com poucas variações na expressão facial, explica o Engadget. Xiaoyong está a partilhar o modelo com outras universidades na China, o que indicia que há algum nível de sucesso com este sistema.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"