exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas mapeiam cérebro de uma mosca

Investigadores da Universidade de Tokai, no Japão, conseguiram criar um modelo 3D das ligações neuronais do cérebro de uma mosca, ao fim de mais de 1700 horas de trabalho.

  • 333

A equipa de Ryuta Mizutani passou muitas horas a desenhar um sistema que permitiu criar uma réplica em 3D de um cérebro de uma mosca. Os investigadores usaram uma técnica chamada tomografia de raios-X para conseguir este feito.

Numa primeira fase, o cérebro do inseto é submergido num corante prata, depois é bombardeado com raios-X. O corante permite produzir uma imagem tridimensional onde se percebe a intensidade das ligações através da forma como os neurónios absorvem os raios-X De seguida, a equipa usou os dados recolhidos para estimar a posição e forma dos neurónios presentes e construir um modelo tridimensional. A equipa usou software para garantir a fiabilidade dos dados: por exemplo, para garantir que dois neurónios adjacentes não são “vistos” como um neurónio grande, explica o MIT Technology Review.

O modelo construído tem uma resolução de 600 nanómetros e mostra cerca de cem mil neurónios. Dado o volume de horas e de trabalho humano necessários, não é de prever que o mesmo método seja usado para criar um modelo com maior resolução.

  • 333