exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Uber promete desenvolver um carro voador

A Uber quer criar um carro voador que possa descolar ou aterrar na vertical. Projeto pode demorar uma década a produzir resultados

  • 333

VTOL. A sigla vem das palavras «vertical takeoff and landing». E tem vindo a ser repetida pelos executivos da Uber sempre que têm de descrever o mais recente projeto da companhia: o desenvolvimento de um carro voador, que deverá estar apto a descolar e a aterrar na vertical.

A revelação foi feita por Jeff Holden, um dos executivos de topo da Uber, que admitiu a intenção de criar soluções que permitam ao consumidor a escolher o meio de transporte que pretende usar. O projeto ainda não terá ainda passado da fase embrionária. Em declarações ao Recode, Holden admite que poderá ser necessária uma década até que seja desenvolvido um carro voador.

A Popular Science lembra que o desenvolvimento de carros voadores é complexo e tem apresentado reduzidas probabilidades de sucesso: na Sociedade Americana de Helicópteros há registo de, pelo menos, 45 tentativas de desenvolvimento de veículos capazes de descolar e aterrar na vertical – e poucas lograram ter sucesso.

  • 333