exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Rosetta: colisão com cometa acontece esta semana

A missão da sonda Rosetta está a chegar ao fim. Apesar de vários percalços, a sonda conseguiu enviar muita informação útil e espera-se que o continue a fazer até aterrar à superfície do cometa 67P.

  • 333

Exame Informática

Nos últimos três anos, a Rosetta esteve na órbita do cometa Churyumov-Gerasimenko e vai agora efetuar uma descida controlada para a superfície para lá repousar eternamente. Até se “desligar a ficha” em definitivo, a sonda irá continuar a enviar informação útil para os investigadores, incluindo imagens em tempo real.

A descida deve começar ao início da noite de hoje e prevê-se a operação demore cerca de 13 horas. Nas primeiras horas da descida, a câmara de navegação da Rosetta vai enviar imagens que permitirão aos cientistas apurar a velocidade a que se está a deslocar e onde irá aterrar.

Os responsáveis pela missão contam receber dados a uma baixa velocidade (menos de 50 kilobits por segundo) até aos instantes finais, quando a Rosetta estiver entre os 20 e os cinco metros da superfície do cometa.

Amanhã, pelas 10h30 da manhã termina a cobertura de toda a missão, explica o Gizmodo. Antes da descida se iniciar, vários especialistas vão falar sobre as descobertas proporcionadas por esta missão. Acompanhe o blogue da Agência Espacial Europeia para estar sempre a par.