exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Descoberta a cura para a Sida?

Investigadores a trabalhar numa terapia nova dizem que o HIV já não está detetável no sangue deste homem britânico. Será o primeiro homem que teve Sida e que foi curado?

  • 333

O teste clínico está a decorrer em 50 pacientes e pode estar próximo de conduzir à descoberta da cura do HIV. As terapias atuais tratam as células T ativas e que estão infetadas com HIV, mas não conseguem tratar as células adormecidas, o que significa que, na prática, o doente continua a reproduzir o vírus. O tratamento que está a ser desenvolvido no National Institute for Health Research Ofice foi desenhado especificamente para eliminar o organismo de todos os vírus HIV, incluindo os adormecidos, explica o Engadget.

O tratamento passa por duas fases, incluindo a administração de uma vacina que ativa as células adormecidas e o reforço do sistema imunitário de forma a reconhecer as células infetadas com HIV.

O paciente em causa trabalha em Londres e já não apresenta vestígios de HIV no sangue, depois de submetido a este tratamento. Os clínicos responsáveis pretendem continuar a efetuar os testes para desenvolver uma terapia final.

  • 333