exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

A estrada do futuro é luminosa e capta energia. E já está a funcionar no Idaho

  • 333

Por enquanto são apenas 30 painéis solares. Não chegam para fazer uma estrada, mas confirmam o potencial da tecnologia criada pela Solar Roadways. Em Sandpoint, no estado do Idaho, EUA, esses painéis solares já começaram a fazer a diferença criando um pequeno troço de estrada que pode ser luminoso (e eventualmente suportar indicações de trânsito), como ainda se distingue por captar energia do sol.

É o primeiro teste levado a cabo numa estrada real com este piso de rodagem futurista, refere a Engdget.

Com os primeiros 30 painéis solares deverão providenciar a energia necessária para manter em funcionamento as casas de banho públicas e a fonte decorativa do centro de Sandpoint. O primeiro teste em ambiente público com a tecnologia Solar Roadways pretende servir de mote para um projeto de longo prazo, que visa a substituição progressiva do asfalto por módulos que aproveitam o espaço ocupado pelas estradas para produzir eletricidade.

Estes módulos deverão ser revestidos por um vidro de extrema resistência, que deverá compor o novo piso de rodagem. No interior de cada módulo encontram-se lâmpadas LED e ainda a unidade de captação de energia fotovoltaica. Os responsáveis pela Solar Roadways garantem que estes módulos que estão aptos a operar mesmo no inverno têm uma característica diferenciadora: a reparação de um buraco na estrada pode revelar-se menos onerosa que o asfalto, uma vez que apenas exige a substituição dos módulos afetados.

  • 333