exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

China também quer levar turistas ao espaço

A corrida espacial não se faz só pelos satélites e sondas de investigação. O setor do turismo espacial também pode dar lucro e a China quer uma parte.

  • 333

Exame Informática

Uma organização estatal chinesa quer levar turistas ao espaço com uma abordagem diferente do habitual. A China Academy of Launch Vehicle Technology propõe construir um avião especial com um foguetão responsável apenas pelo processo de descolagem. O regresso deste veículo à Terra faz-se como se fossem um vaivém numa pista, noticia o New Scientist.

A equipa propõe usar metano e oxigénio líquidos como combustível. A abordagem passa por dois veículos distintos: um de dez toneladas e envergadura de seis metros e outro com cem toneladas e 12 metros de envergadura. O primeiro tem capacidade de levar até cinco pessoas até uma altitude de 100 quilómetros, atingir velocidades Mach 6 e oferece dois minutos de ausência de peso. A segunda versão pode chegar aos 120 quilómetros de altitude, levar 20 pessoas, atingir velocidades de Mach 8 e oferecer 4 minutos de ausência de peso.

Os veículos devem ser reutilizáveis até 50 voos. Segundo o responsável pelo projeto, cada bilhete deve custar entre 200 e 250 mil dólares, rivalizando com a Virgin Galactic.

  • 333