exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Singapura prepara cadeira de rodas autónoma

As autoridades políticas em Singapura anunciaram um programa de desenvolvimento de uma cadeira de rodas autónoma e que permita libertar os profissionais de saúde para outras tarefas.

  • 333

Exame Informática

Mark Lim, responsável pela estratégia de serviços digitais de Singapura, anunciou que o país quer desenvolver cadeiras de rodas com visão computadorizada, robótica e aprendizagem artificial. O objetivo é que os pacientes possam ser transportados dentro dos hospitais, sem ser preciso um profissional de saúde, como uma enfermeira, dedicado a empurrar a cadeira, noticia o Engadget.

A estratégia parece acertada, especialmente quando se percebe que Singapura está entre os países asiáticos com maiores índices de envelhecimento e que preveem que cada vez mais cidadãos vão precisar de auxílio médico. As pessoas mais velhas tendem também a precisar de mais apoios, mesmo que não padeçam de nenhuma doença.

Não foi divulgado o calendário de testes a este equipamento, mas espera-se que as primeiras cadeiras de rodas que andam sozinhas cheguem em 2017.

  • 333