exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

AxelGlobe, uma rede de 50 satélites que fotografa a Terra todos os dias

O projeto ainda está a ser desenvolvido pela japonesa Axelspace e o objetivo é que os dados possam ser usados por qualquer entidade que pague uma subscrição.

  • 333

O CEO e fundador da Axelspace Yuya Nakamura quer construir uma API do espaço que possa ser usada por todos. A empresa já colocou satélites em órbita para diferentes organizações e agora está a trabalhar num projeto seu: a rede AxelGlobe, uma constelação de 50 satélites equipados com sensores de imagem e recolhem dados sobre todo o planeta. A informação é partilhada depois com todas as entidades que comprem o acesso e pode ser usada para contar objetos, detetar alterações e, por exemplo, acompanhar a evolução de plantações, explica o The Next Web.

Nakamura explicou ainda que os satélites tem uma longevidade estimada entre 25 e 30 anos, ao fim dos quais acabam por retornar à Terra. As câmaras usadas não terão resolução suficiente para se conseguir identificar qualquer pessoa.

A rede deve estar completamente operacional em 2022, mas a Axelspace conta ter informação de alguns locais disponível já em 2018.

  • 333