exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Tatuagem temporária deteta nível de álcool no sangue

Este wearable incorpora biossensores não invasivos que analisam o suor para detetar o nível de álcool no sangue de uma pessoa. O objetivo é contribuir para a redução de acidentes rodoviários associados à embriaguez.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Uma equipa de engenheiros da Universidade da Califórnia desenvolveu um wearable que pode ser aplicado na pele do utilizador e que é capaz de analisar o suor para identificar o nível de álcool no sangue. O processo demora oito minutos, por oposição aos métodos que demoram horas a analisar o suor para este fim, e os resultados são enviados para o smartphone.

A iniciativa foi financiada pelo National Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering e pretende contribuir para a redução do número de acidentes de viação relacionados com condução sob o efeito do álcool. É que esta espécie de adesivo tem um design que quer fazer passar-se por uma tatuagem temporária e deve ser colocado no braço do utilizador, revela a ZDNet.

Até agora os biossensores que analisavam o suor eram vistos como um método fiável para determinar o nível de álcool no sangue, mas pecavam pela demora, pelo que esta inovação pode vir a permitir uma monitorização prática e pessoal em tempo real.