Cientista da ExoMars: destruição do módulo Schiaparelli é «plausível»

Os propulsores que deveriam desacelerar a descida do módulo Schiaparelli rumo a Marte terão funcionado apenas três ou quatro segundos. Jorge Vagos, cientista que participa na ExoMars, admite como plausível o pior dos cenários. Poderá demorar semanas ou mesmo meses a ter uma confirmação oficial sobre o sucedido ontem na aterragem em Marte.

Jorge Vago, cientista da Missão ExoMars, admitiu hoje que as comunicações recebidas ontem ao início da tarde possam ter sido as últimas do módulo Schiaparelli. «(o despenhamento) É plausível. Tendo em conta o que se sabe agora (a aterragem suave) é improvável», comentou o cientista da Agência Espacial Europeia (ESA), citado pelo The Guardian.

Grande parte do mistério estará agora centrada nos propulsores que o módulo ativou para travar a queda livre rumo ao solo marciano. Os dados recebidos por rádio revelam que estes propulsores só terão funcionado três a quatro segundos – quando o roteiro da missão previa 30 segundos de funcionamento, para garantir uma redução de velocidade que garantisse uma aterragem sem percalços.

O módulo manteve o envio de dados durante os 19 segundos que se seguiram à desativação dos propulsores. O computador de bordo ainda chegou a sinalizar a entrada na sequência, mas o módulo deixou de enviar sinais 50 segundos antes do esperado.

Jorge Vago acredita que a desaceleração alcançada pelo curto período em que os propulsores funcionaram tenha sido insuficiente para evitar a destruição. «Tendo em conta que estamos a falar de um “lander” que está a descer a velocidades de 200 Km/h ou coisa do género… isto pode querer dizer que perdemos o “lander”», acrescenta Jorge Vago, citado pelo The Guardian.

Apesar destas declarações mais pessimistas (ou realistas…) de um dos cientistas que trabalham na missão ExoMars, a ESA ainda não confirmou oficialmente a perda do “lander” Schiaparelli.

Os dados que têm vindo a ser trabalhados pelos cientistas da ESA revelam que os primeiros cinco minutos da descida do módulo Schiaparelli decorreram sem aparente problema. O radar foi ativado como previsto, assim como o escudo protetor de calor, que evita que o módulo expluda com os efeitos do atrito, e os paraquedas que contribuem para a desaceleração do módulo antes de entrar numa curta queda livre, antes da aterragem.

Os dados revelam ainda que todos estes dispositivos foram ativados quando se tratou de reduzir a velocidade de descida de 21 mil km/h hora para uma velocidade que não excedia os 240 Km/h. Os cientistas confirmam que o paraquedas terá sido ativado 30 segundos antes do tempo – mas tudo leva a crer que terão sido os propulsores e não os paraquedas os causadores de um eventual despenhamento.

Na memória dos investigadores da ESA deverá figurar a experiência registada com o Beagle 2, uma sonda desenhada para aterrar em Marte, que viajou em 2003 juntamente com o orbitador Mars Express, mas viria a ser dada como perdida até, ser redescoberta dez anos depois, como estando operacional, mas incapaz de comunicar devido a uma falha nas antenas.

Na ESA, há a expectativa de que não seja necessário esperar tanto tempo para descobrir a localização do módulo Schiaparelli. A NASA, que se manteve fora desta missão e mantém-se na vanguarda da exploração de Marte, poderá contribuir para revelar o que realmente se passou: O orbitador Mars Reconaissance está a recolher imagens do local em que o “lander” Schiaparelli terá caído. A análise das imagens poderá prolongar-se por semanas ou meses.

A denominação de “lander” deve-se ao facto de o módulo Schiaparelli ter sido desenhado com o objetivo de aterrar na superfície de Marte. A missão ExoMars conta ainda com um segundo módulo, o TGO, que ontem foi bem sucedido a entrar em órbita. Este módulo não deverá aterrar no planeta Marte e tem como emissão encaminhar as comunicações do lander Schiaparelli e ainda o estudo da atmosfera do planeta Vermelho.

• ExoMars: em busca do módulo desaparecido em Marte

A ESA confirma que os propulsores do módulo Schiaparelli foram ativados um pouco antes do tempo e deixaram de funcionar antes do momento previsto para a aterragem. Cientistas da ESA admitem que os dados não animadores quanto ao desfecho do módulo que deveria marcar a estreia da Europa a Marte.

• Afinal, há ou não vida em Marte?

Sem a intervenção do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, de Lisboa, a missão ExoMars seria bem diferente. No Porto, há uma empresa que toma medidas drásticas contra a contaminação biológica de Marte. Pode não parecer, mas Portugal está em vias de chegar a Marte.

• Hoje, a Europa chega a Marte. Ou talvez não

A Agência Espacial Europeia não pôde confirmar hoje que o módulo Schiaparelli aterrou em Marte. Só a análise dos sinais enviados pela Mars Express poderá revelar o estado em que se encontra este módulo da missão ExoMars. Pelo contrário, o Orbitador de Deteção de Gases já deu sinal de vida.