Nikola Tesla inspira tecnologia que carrega drones em pleno ar

Exame Informática

Investigadores do Imperial College em Londres criaram uma forma de transferir eletricidade para um drone em pleno voo e inspiraram-se num conceito desenvolvido por Nikola Tesla.

Exame Informática

Os cientistas dizem que já há décadas que se anda a experimentar com este conceito, mas que nunca se conseguiu transferir eletricidade sem qualquer fios e para um aparelho voador. A equipa conseguiu adaptar o conceito demonstrado inicialmente por Nikola Tesla aos tempos modernos e descreve uma forma de carregar um drone no ar, noticia a Popular Science.

Num vídeo publicado no YouTube, vê-se um drone a pairar e um transmissor no solo, que cria um campo magnético. Este campo é o que fornece a energia necessária para o carregamento do drone. Nesta fase, o veículo tem de estar a pairar a uma distância muito curta, cerca de dez centímetros, o que representa um desafio. Os investigadores acreditam que o conceito pode ser usado em drones que se carregam nas proximidades das linhas de tensão ou mesmo através de outros drones.

Veja o vídeo publicado pelos académicos.