exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas procuram vida alienígena na estrela Tabby

Ainda que seja uma hipótese remota, os investigadores não querem deixar de olhar para a estrela Tabby, ou KIC 8462852, em busca de vida extraterrestre.

  • 333

Exame Informática

Um dos motivos que leva os cientistas a desconfiar da existência de vida alienígena na Tabby’s Star prende-se com o fato de haver um apagamento de 22% de vez em quando. Este eclipse brusco não se verifica nem em planetas maiores, como Júpiter, e uma alternativa avançada pelo astrónomo Jason Wright é que exista uma estrutura construída por alienígenas, com o objetivo de recolher a luz da estrela.

Agora, vários astrónomos profissionais e amadores estão a virar o seu equipamento para aquela estrela em busca de comunicações de rádio ou de luzes que indiciem a existência de mega-civilizações naquela área, explica a Popular Science.

O grupo de “descobridores” recebeu um apoio de peso, com a entrada em cena da Breakthrough Listen, um projeto de Yuri Milner avaliado em cem milhões de dólares. Esta organização trabalha com vários radiotelescópios em todo o mundo, incluindo o FASTn a China. A empresa de Milner desenvolveu tecnologia para se ligar a estes aparelhos e, em simultâneo, analisar milhares de milhões de canais de rádio para identificar padrões. Numa primeira fase, o telescópio de Green Bank vai ser usado para monitorizar a estrela durante oito horas por noite, três noites, nos próximos dois meses.

Apesar de todos os esforços, os cientistas reconhecem que as hipóteses de existir vida alienígena naquela zona são bastante remotas.