exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

CERN procura parceiros industriais em Portugal

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, ou CERN, está à procura de parceiros industriais que possam contribuir para aumentar a performance do acelerador de partículas.

  • 333

Exame Informática

Na próxima segunda-feira, o CERN acolhe o HiLumi Industry Day, um evento que junta académicos e industriais a cientistas daquela organização, com fim a encontrar parceiros que possam contribuir para aumentar o desempenho do mais potente acelerador de partículas do mundo.

O evento decorre nas instalações do Instituto Superior Técnico em Lisboa e conta com a participação do Diretor de Aceleradores e Tecnologia do CERN, responsáveis pelos Departamentos de Tecnologia e Engenharia e o líder do projeto HL-LHC, além da presença de 20 especialistas, 30 participantes nacionais, entre industriais e académicos e 130 industriais internacionais, explica o comunicado de imprensa.

Além do HiLumi, estes especialistas também vão assinar um protocolo de colaboração entre o CERN e o Instituto Politécnico de Leiria, com vista a orientação de trabalhos de final de curso de licenciaturas e mestrados em temas identificados pelo CERN. O IPLeiria junta-se assim ao Instituto Superior Técnico, à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e à Universidade de Évora na lista de instituições de ensino com esta parceria.

Portugal aderiu ao CERN em 1986 e contribui com 1% do orçamento total da organização, num valor de cerca de 11 milhões de euros. Devido a esta colaboração, investigadores portugueses têm a possibilidade de participar nas atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas no âmbito do LHC.