exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

O que acontece quando o laser é usado para afastar ratos

Uma iniciativa apoiada pelo National Farmers’ Union e que conta com um investimento de 1,7 milhões da Comissão Europeia: uma vedação a laser que procura manter ratos afastados das colheitas e plantações.

  • 333

Exame Informática

Os investigadores da John Moores University, de Liverpool, acreditam que um sistema de laser pode ser mais eficaz do que veneno para manter os ratos afastados das colheitas e plantações. O coordenador do projeto, Alex Mason, confirma à BBC que o laser já está pronto e que os testes devem arrancar em novembro na Escócia, Holanda e Espanha. O produto já é usado comercialmente como repelente de pássaros, com o nome de Agrilaser Autonomic e os cientistas acreditam que deve ser eficiente também para afastar ratos, raposas e coelhos.

O objetivo é manter afastados aqueles animais que destroem plantações, comem a comida dos animais da quinta ou que espalham doenças. A utilização de veneno, por outro lado, pode trazer outros efeitos secundários indesejados, como a morte de pássaros ou a destruição de algumas colheitas.

Os agricultores britânicos, representados pelo National Farmers’ Union, consideram que a utilização de tecnologia será essencial para manter o setor competitivo e encarar a realidade económica pós-Brexit.