exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

"Enxames" de pequenos satélites vão analisar alterações climáticas

A NASA quer usar grupos de pequenos satélites para monitorizar padrões meteorológicos e analisar as alterações climáticas na Terra.

  • 333

Exame Informática

Uma equipa da NASA explicou que, durante os próximos meses, irão ser lançadas três missões com pequenos satélites para ajudar a desenvolver os conhecimentos na meteorologia. A primeira missão é a Cyclone Global Navigation Satellite System (CYGNSS), que irá colocar oito “cube satellites” em órbita para a monitorização de tempestades tropicais e melhorar a capacidade de previsões do estado do tempo.

Depois, o projeto RAVAN, de Radiometer Assessment using Vertically Alligned Nanotubes, prevê a colocação de três satélites para monitorização das emissões de gases de estufa no final do mês de novembro. Esta missão pode passar pela colocação de mais satélites de forma a conseguir a cobertura em todo o planeta.

O terceiro programa, que ainda não se sabe quando será lançado, é o Time-Resolved Observations of Precipitation structure and storm Intensity with a Constellation of Smallsats, ou seja, TROPICS.