exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Implantes no cérebro ajudam macacos paralisados a andar

Exame Informática

  • 333

Investigadores desenvolveram uma nova forma de ligar o cérebro à espinal medula, restabelecendo as comunicações e permitindo que macacos paralisados voltassem a andar.

Exame Informática

Dois macacos que perderam o controlo de uma das patas conseguiram restabelecê-lo e voltar a andar graças a um implante wireless colocado no cérebro. Quando uma pessoa fica paralisada, significa que a maior parte dos neurónios que comunicam aos músculos que devem mover-se está danificada. Uma equipa de investigadores conseguiu agora implantar um dispositivo sem fios que “gravou” os sinais do cortex cerebral que indicavam movimentos e enviou-os para um computador, que os traduziu em linguagem que os elétrodos poderiam entender.

A grande vantagem desta solução é que toda a comunicação com a máquina é feita sem qualquer fio, o que permite que os pacientes possam estar livres, explica a Popular Science.

Para já, não passa de um conceito apresentado apenas nestes dois macacos, mas a descoberta poderá abrir caminho a novas formas de tratamento para pacientes paralisados.

  • 333