exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Exoesqueleto modular ajuda a evitar lesões causadas por trabalho físico

A suitX apresentou um exoesqueleto constituído por três partes que pode ser usado por trabalhadores de fábricas ou da construção civil e ajuda a evitar lesões provocadas por esforço físico.

  • 333

Exame Informática

O MAX, de Modular Agile eXoskeleton, foi desenhado para poder ser usado ou em conjunto, ou uma peça de cada vez. A suitX explica que há um módulo para as costas, outro para os ombros e um terceiro para as pernas. O objetivo é que trabalhadores de armazéns, de construção, de fábricas ou mesmo particulares possam usá-lo para prevenir o aparecimento de lesões associadas ao esforço físico, noticia o Engadget. Os equipamentos podem ser usados no quotidiano e permitem subir ou descer escadas, conduzir ou andar de bicicleta sem qualquer impedimento.

Um estudo da Universidade de Berkeley concluiu que o módulo para as costas ajuda a reduzir em 60% o esforço da zona inferior das costas do utilizador. O fundador da suitX, Homayoon Kazerooni, explica que o aparelho não se destina só às empresas e a profissionais, mas que irá ser colocado no mercado a um preço competitivo, piscando o olho aos utilizadores domésticos.