exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX quer lançar 4425 satélites para fornecer Net a todo o mundo

A empresa de Elon Musk pediu autorização ao regulador dos EUA para lançar milhares de satélites capazes de trazer o fornecimento da Internet a todo o planeta.

  • 333

Exame Informática

A SpaceX quer colocar 4425 satélites no espaço para criar acessos de 1 Gbps à Internet em todo o globo. Este número é o triplo do número de satélites ativos em órbita atualmente, o que demonstra bem a grandiosidade do plano de Elon Musk.

O fundador da SpaceX já tinha revelado este plano em 2015 e, na altura, explicou a intenção de investir dez mil milhões de dólares nesta rede. A Google já manifestou a intenção de participar no programa e avançou mil milhões de dólares, noticia o Engadget.

Estes satélites serão pouco maiores do que os Cubesats, pesam cerca de 400 quilos e têm um ciclo de vida de cinco a sete anos. O plano é colocá-los em órbita a 1150 a 1300 quilómetros de altitude. A primeira fase do plano contempla o lançamento de 800 satélites destinados a fornecer o acesso aos EUA e a outras regiões. A SpaceX prevê fazer lançamentos durante cinco anos antes de a rede ficar completa.

  • 333