exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Atos lança primeiro programa industrial de computação quântica na Europa

O programa Atos Quantum tem como objetivo o desenvolvimento e a comercialização de soluções de computação quântica e de produtos de cibersegurança quântica.

  • 333

Exame Informática

A Atos é a quarta maior empresa de tecnologia do mundo e anunciou agora o lançamento do programa Atos Quantum. A iniciativa visa disponibilizar soluções com níveis de computação sem precedentes e melhorar as ferramentas de cibersegurança, de modo a que possam responder a novas ameaças quânticas.

O programa contempla o desenvolvimento de uma plataforma de simulação quântica que permite aos investigadores testar os algoritmos e as soluções de software, a criação de algoritmos para um dar origem a um portefólio de aplicações quânticas especialmente para a Big Data, a inteligência artificial, a computação intensiva e a cibersegurança, o desenho de arquiteturas computacionais inovadoras e o desenvolvimento de novos algoritmos de criptografia resistentes aos novos ciberataques, de forma a garantir a inviolabilidade das aplicações e preservar os níveis de segurança no coração da Internet, do comércio eletrónico e da proteção dos dados pessoais.

A computação quântica usa qubits, em vez dos bits, e uma partícula pode assumir um ou mais estados em simultâneo, em vez de ser apenas 0 ou 1. Isto permite a realização simultânea de várias operações, de acordo com o número de qubits.

O CEO da Atos espera que a próxima revolução quântica esteja ao nível do que foi conseguido com outras grandes invenções do século passado e deste, como a supercondutividade, o transístor, o laser, as comunicações em fibra ótica ou o GPS.

A computação quântica será a solução para os desafios da explosão de dados gerados pelo Big Data e pela revolução da Internet das Coisas, permitindo ainda o avanço dos conhecimentos atuais e na inteligência artificial.

  • 333