exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA e Stephen Hawking querem enviar sonda a Alpha Centauri

Exame Informática

  • 333

A agência espacial norte-americana está a colaborar com Stephen Hawking e com o russo Yuri Milner na construção de uma sonda para ser enviada a Alpha Centauri.

Exame Informática

O projeto Starshot, coordenado por Stephen Hawking e pelo bilionário russo Yuri Milner, vai receber um apoio de peso por parte da NASA. O objetivo é lançar uma pequena sonda StarChip a uma velocidade equivalente a um quinto da velocidade da luz, acelerada por lasers emitidos da Terra.

A colaboração da NASA prende-se com o conhecimento e a tecnologia que permita à StarChip aguentar a radiação durante a viagem. O chip de silício vai viajar, graças aos lasers, a cerca de 215 milhões de quilómetros por hora. A solução para enfrentar a radiação durante o percurso passa por transístores que se conseguem “curar” por si sós, explica o Engadget. A NASA está a testar a solução, juntamente com o Korea Institute of Science and Technology, KAIST.

Os investigadores ainda estão a trabalhar no projeto e explicam que precisam de muitos mais testes, mas acreditam estar na direção certa.

Veja um vídeo com o conceito do projeto Starshot.

  • 333