exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Grafeno 3D do MIT é dez vezes mais forte que o aço

Exame Informática

  • 333

Há muitos estudos e trabalhos que envolvem o grafeno, mas ainda são poucas as experiências em objetos de tamanho considerável. O MIT criou um grafeno 3D com apenas 5% da densidade do aço e dez vezes mais forte.

Exame Informática

Os investigadores do MIT usaram um modelo tridimensional gerado por computador para criar um cubo que se assemelha a uma esponja porosa magenta. A experiência passou depois por criar diferentes cubos, com diferentes estruturas e sujeitá-los a diferentes pressões e testes, para verificar como reagiriam e perceber como podem ser aplicados em objetos do dia a dia, explica o Engadget.

O cubo com paredes mais finas, quando sujeito a pressão, conseguia edformar-se gradualmente, enquanto outro, com paredes mais espessas, acumulava toda a energia e libertava-a de uma só vez.

A equipa acredita que é possível revestir partículas de metal ou polímeros com o grafeno, sujeitar a calor e pressão e depois remover os materiais de base. Desta forma, será possível ter a estrutura e o peso reduzido do grafeno como material para pontes e até sistemas de filtragem de água.

Veja o vídeo com parte da experiência.

  • 333