exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Drones de papel ajudam a salvar vidas

A DARPA está a trabalhar na criação de drones descartáveis e de baixo custo, feitos em papel, que podem entregar alimentos ou medicamentos e não precisam de retornar ao ponto de partida.

  • 333

Exame Informática

Atualmente os drones só conseguem percorrer metade da distância potencial, uma vez que são caros e precisam de regressar à base. Assim, a bateria que é colocada tem autonomia para um determinado percurso limitado. A DARPA está a trabalhar com a Otherlab na criação de um drone de cartão, autónomo e com a capacidade de cobrir uma distância maior. O truque? Ser de baixo custo e não precisar de regressar ao ponto de partida. O espaço deixado livre pela bateria pode ser usado para levar mais carga também.

De acordo com o Recode, este drone não tem motor e plana no ar, mas, devido à utilização de computadores e sensores para controlo das asas, o aparelho pode ser colocado em qualquer destino específico.

O programa ICARUS, de Inbound, Controlled, Air-Released, Unrecoverable Systems da DARPA especializa-se em drones e veículos que conseguem entregar bens e artigos de primeira necessidade em zonas críticas e depois “desaparecem”. Esta iniciativa faz parte um programa mais abrangente intitulado Vanishing Programmable Resources.

Ainda não há qualquer indicação sobre datas para a aplicação prática deste conceito.

  • 333