exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Há uma nova teoria para a formação da Lua

Julio-Cesaraguilar, Getty Images

Afinal, a Lua não se terá formado após a colisão, com a Terra, de um protoplaneta do tamanho de Marte. Uma nova teoria, comprovada por modelos computacionais, tem uma abordagem que ajuda a explicar o fato de não existirem na Lua elementos muito díspares dos encontrados na Terra.

  • 333

Um estudo publicado esta semana no Nature Geoscience lança mais uma teoria sobre a formação do satélite natural da Terra. Cientistas do Weizmann Institute of Science, em Israel, propõem que a Lua não é “só” um pedaço enorme de rocha espacial; mas será uma aglomeração de 20 pedaços de rocha, pequenas luas, que foram projetados a partir da Terra nas colisões com outros objetos espaciais que se deram na altura da formação do nosso planeta.

Este artigo integra a nova Exame Informática Semanal. Um produto editorial que estará, em breve, disponível apenas aos assinantes da Exame Informática e do Expresso e a quem compre estes títulos em banca.

Para continuar a ler o artigo CLIQUE AQUI

  • A cabeça simulada

    Software

    Através de simulações computacionais, investigadores da Universidade de Aveiro demonstraram que os capacetes de motas deixam um pouco a desejar no que toca à proteção.

  • Teste: O smartphone da Kodak é para mais tarde recordar?

    Hardware

    Quem segue com atenção o mercado da fotografia poderá estar a perguntar «mas a Kodak não faliu?» Sim, a empresa norte-americana fechou as portas, mas a marca perdura e tem sido licenciada a outros fabricantes. Agora, este smartphone ressuscita o icónico "K" que, temos a certeza, traz boas memórias a muita gente.