exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Bomba robótica ajuda o coração a bater

Investigadores de Harvard criaram um dispositivo que envolve o coração e começa a bombear para o ajudar a fazer circular o sangue.

  • 333

Em testes de laboratório, o aparelho conseguiu ajudar a restabelecer a circulação sanguínea no coração de seis porcos, mas os cientistas sabem que ainda há muito trabalho pela frente. Em caso de sucesso, esta poderá ser uma solução para vários problemas cardíacos. Os dispositivos de assistência ventricular, VADs, são usados para ajudar o coração humano a bater enquanto se espera por um transplante ou para manter o paciente vivo indefinidamente, lembra a Popular Science.

Neste caso em concreto, o aparelho é construído em silicone e é basicamente uma manga ou uma capa que envolve o coração, contorcendo-se e contraindo, de forma a simular o movimento natural do músculo. Esse “bombear” artificial estimula então o coração a bombear também o sangue, mantendo a circulação sanguínea.

O próximo desafio é encontrar um adesivo ou um sistema certo para que a bomba fique presa ao coração e, ao ser libertada, não deixe sequelas. Nos porcos usados como cobaia, registaram-se mazelas em vários casos. O maior obstáculo será mesmo conseguir que este sistema seja portátil. Em laboratório, a manga estava ligada a um compressor externo que ajuda a bombear, mas o ideal será que o compressor e a fonte de alimentação possam ser usados à cintura, para que o dispositivo possa ser usado e o paciente consiga manter uma vida normal.

Ainda não há indicações sobre quais os próximos testes a realizar.

  • 333