exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

O braço robótico que caça drones

Exame Informática

  • 333

A DARPA desenhou um braço robótico que pode equipar pequenos navios ou camiões e é capaz de apanhar drones com até 500 quilos de peso.

Exame Informática

Uma equipa de investigadores da DARPA anunciou o SideArm, um projeto que combina uma pista de aterragem para drones, um carril, um braço e uma rede para capturar drones. A vantagem deste sistema é que é bastante mais reduzido do que o habitual e pode ser integrado em navios mais pequenos ou camiões para serem colocados no terreno, em cenários de combate.

Devido ao tamanho reduzido da estrutura, o equipamento só é capaz de capturar drones que pesem até 500 quilos, portanto não poderá ser usado para apanhar Predators ou semelhantes, explica a Popular Science. A utilização de um carril permite reduzir o desgaste de todos os equipamentos, uma vez que a rede apanha o drone em pleno ar e depois desliza até gradualmente lhe conseguir reduzir a velocidade até parar. O sistema deve ser usado para enviar drones para vigilância e reconhecimento e posterior recuperação.

Veja uma demonstração do SideArm em funcionamento.

  • 333