exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA já desenhou a sonda que quer enviar para uma das luas de Júpiter

A agência espacial norte-americana está de olho em Europa, uma das luas geladas de Júpiter e mostrou agora um relatório com muitos detalhes da missão.

  • 333

Exame Infomática

O relatório divulgado ontem pela NASA inclui os objetivos da missão e que instrumentos devem ser enviados para Europa, uma das luas de Júpiter. De acordo com o documento, o lançamento poderá realizar-se em 2024 e a aterragem acontecer em 2031. Os objetivos da sonda serão encontrar provas de vida, condições de habitabilidade e ainda os locais a explorar em futuras missões, explica a Popular Science.

Os cientistas acreditam que Europa albergue vida alienígena porque há lá um oceano em contacto com um solo rochoso, à semelhança do que acontece na Terra. Os organismos podem estar a ser formados nos leitos rochosos, aí receber nutrientes e surigr à superfície através de erupções ocasionais.

A sonda que a NASA pretende enviar deve ser capaz de recolher amostas de solo a dez centímetros de profundidade e recolher mais cinco amostras do exterior gelado. Devido às elevadas radiações, o tempo de vida da sonda está estimado em 20 dias à superfície de Europa.

  • 333