exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Harvard estuda criação de baterias líquidas que duram dez anos

Investigadores da Universidade de Harvard, nos EUA, apresentaram um estudo onde descrevem uma bateria onde a energia é armazenada numa solução líquida e que pode durar até dez anos.

  • 333

Exame Informática

A solução proposta pelos investigadores de Harvard tem o potencial de não ter quebras de desempenho significativas durante dez anos e de ser mais económica e amiga do ambiente. Os cientistas desenvolveram uma bateria que armazena energia numa solução líquida, onde as moléculas nos componentes químicos foram alteradas, de forma a oferecer mais estabilidade, noticia o Engadget.

A proposta descreve uma solução que, quando se dissolve em água neutral, perde apenas 1% de capacidade a cada mil ciclos, o que equivale a dizer que se podem passar anos até se notar alguma perda na performance. Por outro lado, o uso de água permite ser mais ecológico e mais barato, uma vez que custa menos do que os polímeros usados habitualmente.

Ainda não se sabe se esta tecnologia poderá ser usada na vida real, mas poderá ser uma boa aposta para armazenar a energia obtida através das renováveis, sem dar cabo do orçamento dos utilizadores.

  • 333