exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Startup americana quer bater recorde e lançar 88 satélites de uma só vez

A Planet planeia lançar 88 satélites para a órbita terrestre amanhã e comer panquecas enquanto acompanha a missão.

  • 333

Exame Informática

Mike Safyan, um dos diretores da Planet, explica que a tradição de comer panquecas enquanto se acompanha o lançamento de satélites data de 2013, altura em que a startup se estreou nas missões espaciais. Agora, quatro anos depois, a empresa quer bater o recorde com o lançamento simultâneo de 88 satélites que irão captar imagens da Terra diariamente.

As Doves, como a Planet chama a cada um destes satélites, vão ser o que realmente define a Mission One, a que a empresa se propôs em 2010, aquando da sua fundação.«É um sentimento especial pensar que há alguns anos éramos uma equipa desenrascada dentro de uma garagem a sonhar com este dia e o dia finalmente chegou», disse Safyan, citado pelo Mashable.

As imagens captadas por esta frota podem depois ser usadas para organizações que queiram monitorizar a desflorestação ou criar mapas, de uma forma muito mais controlada, uma vez que são fornecidas diariamente.

A Planet anunciou recentemente a compra da Terra Bella, a divisão da Google dedicada a captar imagens de satélite da Terra e, como parte do acordo, a Google compromete-se a comprar os dados recolhidos pela frota da Planet.

  • 333