exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Tinta que muda a cor do cabelo conforme a temperatura

Exame Informática

  • 333

A The Unseen criou uma tinta que permite ter o cabelo vermelho no exterior, ao calor, e um castanho ou preto, dentro de portas.

Exame Informática

A empresa de Lauren Bowker anunciou a FIRE, uma tinta para cabelo, quimicamente alterada, de forma a mudar de cor conforme a temperatura e a humidade. A fórmula da tinta faz com que responda às flutuações de temperatura e os interessados podem escolher de uma paleta de cores desde vermelho vivo a tons mais pastel. A alteração da cor é conseguida através de um processo químico que provoca uma reação em resposta a certos estímulos externos, neste caso, a temperatura que se faz sentir, num processo inspirado pela termorregulação da pele humana, explica a Wired.

A diferença de temperaturas faz com que uma das moléculas seja mais estável que outra e desencadeia a produção de uma outra molécula com capacidade de absorção de luz diferente, o que origina a mudança da cor.

Bowker explica que sujeitou a FIRE a um processo de estabilização, de forma a reduzir os ingredientes tóxicos e diminuir os efeitos negativos. A fórmula ainda terá de ser otimizada em laboratório e sujeita a vários testes, incluindo toxicológicos, para poder ser disponibilizada ao público.

Veja o vídeo que demonstra esta criaçaõ.

  • 333