Fósseis na Terra podem ajudar a procurar vida em Marte

Exame Informática

Os microfósseis mais antigos de que há evidências têm quatro mil milhões de anos e foram encontrados no Canadá. Agora, podem ser uma ajuda para encontrar vida em Marte ou noutras áreas do universo.

Exame Informática

As bactérias encontradas no Canadá são as mais antigas de que há registo e datam de um período em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície. Os investigadores acreditam que a vida na Terra começou a ser formada nestas “piscinas” e, encontrando o local exato onde as primeiras formas de vida surgiram cá, há boas perspetivas de se poder replicar o conhecimento e procurar em Marte por condições semelhantes.

Cientistas da University College London descobriram um local no Quebec com vestígios minerais que o tornam apropriado para fornecer o sustento às primeiras formas de vida entre 3,7 e 4 mil milhões de anos atrás. Os investigadores acreditam que nessa altura haveria também vida em Marte, explica a Cnet.

«O facto de os termos descoberto numa das formações rochosas mais antigas sugere que encontrámos evidências diretas de uma das formas de vida terrestres mais antigas. Esta descoberta ajuda-nos a perceber melhor a história do nosso planeta e da vida e vai ajudar também a identificar vestígios de vida noutras partes do universo», disse Dominic Papeu, da UCL.
Veja um vídeo que apresenta melhor esta investigação.