exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

EUA querem explorar minérios na Lua?

A administração Trump parece estar interessada em escutar ideias sobre como explorar o potencial de minerar a Lua. Elon Musk, Jeff Bezos e Robert Bigelow são alguns dos empresários do setor que já foram ouvidos.

  • 333

Exame Informática

«Finalmente, temos alguém que está verdadeiramente interessado. A administração anterior excluiu a Lua, mas isso não foi realista. Com Marte, temos problemas com custos e muito mais. A Lua oferece, de longe, o nosso alvo mais prático», disse Bigelow, citado pelo ArsTechnica. O empresário revela que já teve conversas com vários elementos da administração Trump sobre a próxima corrida espacial.

Bigelow é o responsável da empresa que lançou um habitat insuflável experimental chamado BEAM para a Estação Espacial Internacional, no ano passado. Agora, a empresa quer lançar outro módulo, chamado B330, que tem 330 metros cúbicos e já há vários protótipos em testes. A missão pode passar pelos foguetões Atlas V 552, da United Launch Alliance e por um novo módulo chamado ACES que pode ser usado em tandem para colocar um B330 a 75 quilómetros da superfície da Lua. O transporte de passageiros deve ficar a cargo de um Dragon 2 da SpaceX.

Em paralelo, sabe-se que Elon Musk e Jeff Bezos também já apresentaram os seus planos para a exploração espacial.

Robert Bigelow diz que até 2020 astronautas da NASA e parceiros comerciais podem estar a trabalhar e a morar à superfície da Lua.