exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Blue Origin quer aterrar foguetão em plataforma marítima

Exame Informática

  • 333

Depois da SpaceX, é a vez da Blue Origin demonstrar um foguetão que pode ir ao espaço e voltar, aterrando numa plataforma marítima.

Exame Informática

A Blue Origin divulgou um vídeo onde mostra uma simulação do New Glenn, o seu novo rocket, a ir para os espaço e regressar, aterrando depois numa barcaça no meio do mar. A Blue Origin foi a primeira a conseguir reutilizar um foguetão, lançando o New Shepard e aterrando-o de novo no solo. No entanto, a SpaceX foi a primeira a conseguir fazer esta proeza em alto mar, numa operação que é considerada mais complexa.

Estas abordagens da SpaceX e da Blue Origin têm em vista o reaproveitamento dos foguetões, que acabam por até agora eram desperdiçados, reduzindo o custo das missões espaciais.

A Blue Origin, de Jeff Bezos, tentou registar a patente do conceito de aterrar um foguetão numa plataforma marítima em 2010, mas esse pedido foi recusado.

Veja o vídeo que a Blue Origin preparou, onde já é possível ver que o primeiro cliente do New Glenn será um satélite Eutelsat, numa missão prevista para 2021.

  • 333