IBM conseguiu registar dados num átomo
A IBM deu um passo importante no sentdio de miniaturizar a computação e anunciou que conseguiu inserir dados num único átomo.
Com a descoberta da IBM Research é possível, por exemplo, encaixar 26 milhões de músicas num equipamento como um smartwatch. O armazenamento de informação a nível atómico pode mudar radicalmente o cenário atual de computação, permitindo, por exemplo, que um smartwatch ou um anel possam transportar toda a informação pessoal do utilizador. Recorde-se que os grandes volumes de dados são importantes para a inteligência artificial, pelo que será necessário reduzir o espaço que é preciso para guardar informação.
O investigador da IBM Chris Lutz explica que o armazenamento à escala atómica ainda deve estar a décadas de poder ser comecializado. Nesta fase, a equipa está a obter apenas os primeiros resultados e ainda falta desenvolver os processos de fabrico sustentáveis e que os átomos permitam guardar dados durante longos períodos de tempo.
A evolução deve passar também pela Resistive Random-Access Memory, ou ReRAM, que permite guardar dados de uma forma mais densa ou armazenar informação mesmo em células de DNA.
Relacionados
-
Os segredos do Boro
Três investigadores portugueses da Universidade de Coimbra confirmaram que é possível criar um dispositivo capaz de detetar materiais radioativos sem recorrer ao Hélio-3. Será uma ferramenta importante para detetar o contrabando de componentes radiotivos
-
Fósseis na Terra podem ajudar a procurar vida em Marte
Os microfósseis mais antigos de que há evidências têm quatro mil milhões de anos e foram encontrados no Canadá. Agora, podem ser uma ajuda para encontrar vida em Marte ou noutras áreas do universo.
-
Investigadora portuguesa desenvolve baterias mais seguras, económicas, com maior capacidade e que carregam em minutos
Maria Helena Braga e John Goodenough, o inventor das baterias de iões de lítio, desenvolveram uma nova tecnologia de baterias sólidas com características muito melhores que as baterias usadas atualmente.
-
EUA querem explorar minérios na Lua?
A administração Trump parece estar interessada em escutar ideias sobre como explorar o potencial de minerar a Lua. Elon Musk, Jeff Bezos e Robert Bigelow são alguns dos empresários do setor que já foram ouvidos.
-
Blue Origin quer aterrar foguetão em plataforma marítima
Depois da SpaceX, é a vez da Blue Origin demonstrar um foguetão que pode ir ao espaço e voltar, aterrando numa plataforma marítima.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários