exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA apresenta robôs origami para exploração espacial

Exame Informática

  • 333

Uma equipa do Jet Propulsion Laboratory da NASA apresentou um conceito de robôs miniatura que se podem dobrar e articular para entrar em espaços apertados, onde as sondas normais não conseguem.

Exame Informática

Os PUFFERs, de PopUp Flat Folding Explorer Robots, são feitos de placas de circuito impressas e podem ser empilhados para funcionar em equipa ou enviados a solo para a exploração de fissuras, grutas e outros espaços apertados onde as sondas regulares não conseguem entrar. A equipa da NASA inspirou-se nos origamis para criar este conceito. As rodas foram feitas em impressoras 3D e funcionam como lagartas, para poderem subir desníveis e podem também ser dobradas, diminuindo o espaço ocupado pelo aparelho, explica o Engadget.

Os investigadores dizem que estes robôs conseguem percorrer 640 metros com uma carga apenas, funcionam mesmo em elevadas temperaturas e que o plano passa agora por adicionar instrumentos científicos para a exploração da superfície de planetas como Marte.

O protótipo é controlado por Bluetooth, mas a equipa pretende criar uma versão que seja autónoma para aumentar o seu potencial de exploração.

Veja um vídeo que mostra algumas das capacidades dos PUFFERs.