exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Homem tetraplégico consegue mexer a mão com o pensamento

Exame Informática

  • 333

Investigadores de Cleveland, EUA, conseguiram fazer um bypass na espinal medula danificada de um homem tetraplégico. Depois da intervenção, o homem conseguiu voltar a mexer a mão.

Exame Informática

A inovação pode abrir caminho a outros tratamentos com neurotecnologias que possam ajudar a restaurar a mobilidade e independência de doentes paralisados. «Para uma pessoa que esteve paralisada durante oito anos, mesmo mexer-me só um pouco é fantástico», disse Bill Kochevar, que se submeteu a este tratamento. Depois da operação, Bill conseguiu voltar a mexer a mão e conseguiu comer, sem qualquer auxílio, noticia o Engadget.

O tratamento passou pela integração de uma interface cérebro-computador, aprimorada ao longo das últimas décadas, e de um sistema FES, de Functional Electrical Stimulations, que estimula os nervos dos membros para fazer com que se consigam mexer dedos, braços e pernas.

Apesar de conseguir mexer a mão, Kochevar não tem o sentido do tato. O sistema funciona bem, mas ainda é demasiado complexo para ser usado em massa por pessoas paralisadas.