exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Será que a Space X consegue mesmo reutilizar um foguetão?

A Space X deverá estrear-se hoje no lançamento de foguetões reutilizáveis. O lançamento acontece esta noite no Centro Espacial Kennedy, na Florida.

  • 333

Hoje, às 23h27 de Lisboa, a Space X volta a enviar um novo foguetão para o espaço. O lançamento, que vai decorrer Centro Espacial Kennedy, na Florida, está longe de ser inédito – pelo que a expectativa incide sobre uma outra questão: será que a empresa criada por Elon Musk sempre vai conseguir, pela primeira vez, lançar foguetões que já foram usados em missões anteriores?

A resposta à questão começa a tomar forma esta noite – e dessa resposta depende boa parte do sucesso financeiro e tecnológico da startup que já tem no currículo o transporte de mercadorias e equipamentos para a Estação Espacial Internacional (ISS). É que a Space X tem como principal trunfo diferenciador face a outras empresas do segmento a possibilidade de criar veículos espaciais reutilizáveis.

No lançamento agendado para esta noite, a Space X vai lançar um foguetão que já havia sido usado numa missão que decorreu em abril e que terminou com uma aterragem sobre uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico.

Um foguetão pode ter um custo de várias centenas de milhões de dólares. A Space X comprometeu-se a desenhar um lançador com um custo inferior a 100 milhões de dólares – e para isso desenhou uma nova arquitetura de foguetões.

  • 333