exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

2017 GM: O asteroide do tamanho de um carro que passou perto da Terra sem aviso

Illustração feita pela NASA de um asteroide a passar perto da terra

NASA

Asteroide com o tamanho aproximado de um carro fez uma das passagens mais próximas da Terra até à data.

  • 333

Ruben Manuel Oliveira

Na segunda-feria, astrónomos do Observatório de Mount Lemmon, no Arizona, detetaram um asteroide com o tamanho aproximado de um carro a executar uma das passagens mais próximas da Terra de que há memória. A passagem pelas imediações da Terra terminou na terça feira seguinte. O asteroide, batizado de 2017 GM, não chegou a entrar na atmosfera da Terra.

Segundo a lista fornecida pela União Astronómica Internacional, que contém todas as passagens de asteroides registadas, o 2017 GM fez a quinta "razia" mais próxima de sempre, a uma distância de 16 mil quilómetros do Planeta - cerca de metade da distância das órbitas de grande parte dos nossos satélites geoestacionários que operam acima dos 32 mil quilómetros de distância.

O 2017 GM pode ter alcançado os respetivos minutos de fama com esta aproximação à Terra, mas não deverá manter a atual posição no ranking por muito mais tempo: Segundo a Cnet, o TC4, um asteroide cinco vezes maior que o 2017 GM, deverá chegar a uma aproximação de 14 mil quilómetros. A aproximação está prevista para 12 de outubro.

  • 333